
Comunicação é a transmissão de mensagens e significados entre um emissor (quem transmite a mensagem) e um interlocutor (quem recebe a mensagem). Isso compreende qualquer método usado para estabelecer esse contato, seja com a fala, um gesto, pela escrita, desenhos, movimentos, entre outras coisas.
Uma pessoa com uma boa habilidade de comunicação consegue transmitir e receber informação com mais clareza. Ou seja, ela entende mais facilmente o que os outros tentam comunicar e compreende melhor o que recebe.
Existem 4 tipos de comunicação que você utiliza no seu dia a dia:
1. Verbal: é a comunicação falada, em que você usa palavras para expressar o que pensa e sente. Inclui não só palavras, mas também o tom e intensidade. É a mais usada no dia a dia e a que mais afeta sua relação com as pessoas e clientes.
2. A Não-Verbal é a que ocorre sem fala expressa, como a linguagem corporal, e que também pode modificar a forma como a sua linguagem verbal é recebida. Braços cruzados, por exemplo, indicam alguém mais defensivo.
3. A Escrita é quando você transforma a linguagem falada em escrita, em e-mails, blogs, anúncios, entre outros espaços. Também tem o benefício de deixar tudo registrado para referências futuras.
4. A Comunicação Visual é o uso de formas, imagens e movimento no lugar de apenas palavras para se comunicar. Pode-se dizer que é um tipo de comunicação não-verbal, só que mais específica.
Cada um desses tipos tem suas aplicações, assim como vantagens e desvantagens. Há momentos em que um método é mais eficiente que outro para transmitir a mensagem que você quer, por exemplo. Por isso é importante dominar todos eles e saber quando usá-los para melhor transmitir sua mensagem.
E você? Como você anda transmitindo sua comunicação? Você sabe usar os diferentes tipos de comunicação?
Hoje a Evidence Web traz para você mais detalhes sobre cada tipo de comunicação, quando usá-los e como aprimorá-los em seu dia a dia, para que você seja mais assertivo e tenha mais sucesso em sua comunicação:
Comunicação Verbal
Quando você está cara a cara com alguém, a comunicação verbal é a escolha padrão. No entanto, você pode nem se dar conta de todos os fatores envolvidos em uma simples conversa. A boa comunicação verbal no dia a dia faz toda a diferença em sua produtividade e na sua relação com as pessoas ou seus clientes.
- Demonstre confiança: pessoas seguras de si tendem a transmitir essa segurança para outras pessoas ao redor, o que também facilita a comunicação. Ao falar, pense no que você quer dizer e acredite nas suas próprias palavras. Se não, o cliente não vai ter motivo para confiar na sua palavra.
- Tenha uma escuta ativa: comunicação verbal não é só falar: também é saber ouvir. Fazer um esforço para entender o que uma pessoa quer dizer facilita bastante a comunicação. A longo prazo, essa é a maneira mais efetiva de melhorar o seu próprio discurso.
- Cuidado com as tangentes: a naturalidade da comunicação verbal é tanto um ponto positivo quanto negativo. Por um lado, você pode se expressar de forma mais fluida, mas precisa tomar cuidado para não perder o rumo da conversa. Especialmente se precisa sair dela com uma decisão.
Comunicação Não-Verbal
Mesmo que você não perceba, esse é um dos tipos de comunicação mais importantes. Muitas pessoas ou clientes querem falar pessoalmente com um profissional antes de contratá-lo para conhecê-lo melhor. Isso porque, dessa forma, podem avaliar sua comunicação não-verbal, seja na forma de gestos, postura, expressão facial, entre outras coisas do tipo. Se você não tem esse hábito, saiba que ele pode ajudar a manter clientes mesmo em tempos difíceis.
Confira alguns itens a respeito da comunicação não-verbal:
- A postura modifica o discurso: o significado do que uma pessoa diz pode mudar bastante dependendo de sua linguagem corporal. Há uma grande diferença entre uma pessoa que diz “parabéns” sem se mover e outra que levanta os braços e oferece um abraço. Saber reconhecer esses sinais também ajuda a entender melhor como uma pessoa/cliente se sente e sua disposição no momento.
- As emoções afetam seus gestos: Um dos motivos para a linguagem não-verbal ser tão eficaz é que, em grande parte, ela é involuntária. É bem mais fácil controlar suas palavras e seu tom de voz do que a sua expressão facial. Isso vale tanto para você quanto para seus clientes.
Comunicação Escrita
E-mails, mensagens e redes sociais atualmente fazem parte da vida da maioria das pessoas e de muitos profissionais. É também muito útil para registrar informações e para deixar seu pensamento mais organizado.
Deixamos aqui algumas dicas sobre como melhorar sua comunicação escrita:
- Revise antes de enviar: a maior vantagem de poder escrever antes de enviar algo é ler tudo desde o começo e ter certeza de que está tudo em ordem. Só de reler um e-mail você já vai encontrar algumas coisas que deseja mudar.
- Isso inclui também a ortografia. Não tem problema mandar algo com um erro de digitação de vez em quando, mas é importante construir frases coerentes, coesas e com boa pontuação.
- Mantenha o foco: assim como na linguagem verbal, você também pode ter alguns devaneios ao escrever. Quanto mais informação você coloca em sua mensagem, mais difícil ela se torna para o receptor de entender. A boa comunicação escrita deve ser simplificada, focando em um assunto de cada vez. Na hora de elaborar uma pauta de reunião, por exemplo, deixe bem claro todos os pontos que serão abordados.
Comunicação Visual
Quando você assiste a uma série, um filme, lê uma tirinha ou um meme na internet, provavelmente está lidando com uma forma de comunicação visual. É um dos melhores recursos para auxiliar outras formas de comunicação.
Um gráfico, por exemplo, é uma forma de transformar os números em algo mais fácil de compreender. Também é muito mais chamativo, caso você precise capturar a atenção do público em um curto espaço de tempo.
Clareza é prioridade. A arte é uma forma de expressão, mas pode não ser a melhor opção se você quer comunicar algo específico. Lembre-se, a imagem deve facilitar o entendimento da mensagem e não abrir espaço para dúvidas e má interpretações. Se falta clareza, é melhor mudar a sua tática.
Benefícios de investir em uma boa comunicação?
Para ter sucesso em qualquer profissão, você precisa trabalhar todos os tipos de comunicação no seu dia a dia. Por isso a Evidence Web também traz para você as melhores vantagens em ser ter uma boa comunicação:
- Melhora o relacionamento com seus clientes: a boa comunicação ajuda a cultivar um bom relacionamento com seu público. E-mails mais claros e uma escuta atenta já fazem uma grande diferença na hora de entender o que um cliente quer e dar uma resposta satisfatória.
- Facilita o reconhecimento da sua marca: Marketing é comunicação — seja nas redes sociais, em blogs ou diretamente. Ter uma marca bem estabelecida é muito importante se você pretende crescer em sua área.
- Otimiza o trabalho com parceiros de mercado: mesmo quem trabalha sozinho tem que dividir tarefas de vez em quando. Para que todos os envolvidos sejam mais efetivos, você precisa saber como se expressar e como entendê-los melhor. Muitos projetos tendem a atrasar justamente por causa de mal-entendidos.
Saber se comunicar é indispensável para ter um bom desempenho. Vale a pena tirar algum tempo para aprimorar essa habilidade e entender todas as suas aplicações.
Em breve, em nossos próximos posts, vamos falar sobre a Comunicação Não-Violenta.
Continue nos seguindo!